sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sobre os tiros no pé.



Ando há uns dias a pensar vir aqui dizer o que acho deste anúncio da Fidelidade. Um produto a que a seguradora chama de "Protecção Funeral" e que, para quem não viu, consiste em "esmagar-nos" com uns testemunhos sobre como é que as pessoas imaginam os seus funerais e os dos seus pais.
 
Ora bem, senhores da Fidelidade, vamos lá com calma. Partindo do princípio que, aos vossos olhos, eu sou um potencial cliente, vou dizer-vos aquilo que espero das marcas, quaisquer que elas sejam.
 
O que eu quero de uma marca é que me faça ter vontade de a conhecer, que me estimule a experimentá-la, que me dê boas razões para olhar para ela e por ela, que me faça babar com o aspecto do seu produto, que me deixe em pulgas para ir vê-lo à loja, para saber a que sabe ou a que cheira, que me faça rir, que me comova com a beleza de algum lugar, que me sensibilize por algum acto louvável, que me surpreenda com uma música, um desfecho, que me impressione com algum detalhe.
 
Quero ver anúncios que tenham cães e crianças e famílias felizes, com paisagens de cortar a respiração, com lugares que me lembrem as minhas raízes, com lareiras e luzes a piscar, com festas, risos, que me provoquem emoções, mas daquelas em bom, que me façam vibrar. Em suma, que me façam sentir simpatia por aquela marca, que me dêem vontade de ser sua amiga, mesmo sabendo que todo aquele esforço tenha apenas fins comerciais.
 
Por isso, Fidelidade, no que a mim me diz respeito, esquece lá as festas de zumba ou os concertos do Woody Allen. O que este teu anúncio me faz sentir é tristeza e angústia. Obrigada, mas não preciso que "estejas ao meu lado" para me recordar a minha maior fragilidade.

7 comentários:

  1. Esta é a antítese completa do que deve ser a boa publicidade. A publicidade boa deixa-nos de lagrimas nos olhos por coisas boas, positivas... Publicidade destas deixa-nos angustiadas. Valeria mesmo a pena terem feito isto assim?!

    ResponderEliminar
  2. Credo!!! Que coisa mais horrível!!
    Por favor....

    ResponderEliminar
  3. De muito mau gosto mesmo...

    Beijinho e bom fim-de-semana

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus é horrivel!

    Portuguese Girl with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. A ideia até era boa, mas também não gostei muito do resultado :)
    Beijinho*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar
  6. Tenho mixed feelings acerca deste anúncio...

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!