quinta-feira, 3 de julho de 2014

Lisboa vai ter um mural de azulejos gigaaaaaaaante!!!

 
Miss Caco acabou de chegar da apresentação à imprensa da exposição de André Saraiva, o grafitter francês de origem portuguesa que inaugura, hoje, a sua maior exposição no MUDE - Museu do Design e da Moda,  situado na rua Augusta, em Lisboa, com entrada gratuita até dia 28 de setembro.
 
Para quem, tal como eu, não conhecia o artista, André Saraiva, ou melhor, Mr. A, o seu alter-ego, é filho de emigrantes portugueses em Paris e colabora com marcas internacionais como Louis Vuitton, Levis, Moet & Chandon, Chanel, Belvedere, Fendi, Cartier ou Givenchy, sendo também director criativo da revista francesa de moda L´Officiel Hommes e proprietário do clube nocturno Le Baron, presente em Paris, Nova Iorque, Londres e Tóquio.
 
A estrela desta exposição é um mural gigantesco que o grafitter desenhou e que será recriado em azulejos pintados à mão pela fábrica de cerâmica nacional Viúva Lamego. O mural terá 900 metros quadrados (105 metros lineares!!) e será exposto no Campo Santa Clara (junto à Feira da Ladra), a partir de Setembro.
 
Aqui ficam, no Caco - em ante-estreia exclusiva e sem pagarem mais por isso - algumas fotos de qualidade duvidosa, já que o telemóvel não dá para mais, desta exposição onde podem encontrar cartazes ficcionados, visitar Andrépolis (uma cidade imaginária pós-modernista), ver serigrafia, pintura e vídeo. 

 
As luzes fazem um efeito bonito, mas não vi varões.

 
Sempre é uma forma de poupar no estuque.

 
 
Se ficasse mais perto, Miss Caco era menina para ir ver o Eminem. Já a Miley, confesso que dispenso.
 
 
Cartazes, coisas e cenas.

 
A vista de uma das janelas do Museu. Também é uma obra bonita.

 
A garrafa de Orangina é um dos ex-libris da exposição.

 
O boneco, em baixo, à direita, com uma cruz no lugar de um olho, foi criado pelo artista e - sabe-se lá porquê - valeu-lhe reconhecimento internacional, tendo sido desenhado em muros e empenas de prédios de várias cidades europeias. 

 
Não, o Museu não está em obras. É mesmo assim.

 
Para o caso de quererem aproveitar para deixar a carta ao Pai Natal. 


Fãs dos Rolling Stones, não se entusiasmem. Segundo o cartaz, o concerto foi a 21 de Junho...

 
Este é um excerto da maquete do mural, ainda a preto e branco. O desenho é baseado em referências portuguesas e de cidades cosmopolitas como Nova Iorque, Paris ou Londres e será totalmente reproduzido, em azulejo, a cores, pintado à mão.

1 comentário:

Deita cá para fora!