sexta-feira, 29 de março de 2019

Alguém por aqui tem a criatura na terapia da fala?



Caco Boy desde sempre demonstrou alguma dificuldade em dizer os "S´s", tendo como resultado falar "Axim", coisa que, confesso, sempre achei amoroso. Há cerca de meio ano, a professora comentou que se não houvesse nenhuma evolução nos meses seguintes, talvez fosse boa ideia levá-lo a uma consulta de terapia da fala, já que está prestes a entrar na primária.

Passaram seis meses e a evolução foi nenhuma. Quando fomos à consulta dos seis anos com a pediatra abordámos o assunto, mas ela desvalorizou peremptoriamente, alegando que isto da "terapia da fala anda a encanitar-lhe os nervos porque está a tornar-se moda e agora anda toda a gente lá enfiada por tudo e um par de botas".

Sucede que comecei a ouvir conversas de que o facto de não conseguir dizer determinados sons poderia ter influência na aprendizagem. Vai que fiquei acagaçada e decidi levá-lo. 

Estamos na fase final da avaliação (depois de 4 consultas) e a terapeuta já identificou um problema de articulação, considera que o freio está um pouco curto e que há algum problema na arcada superior da dentição, que está ligeiramente projectada para a frente por ser pressionada pela posição da língua.

"Freio curto?!?", e eu a panicar, já a imaginar o meu único herdeiro deitado num bloco operatório, cheio de tubos a sair pelo nariz, com uma anestesia geral no lombo e eu a hiperventilar com medo que se enganem no corte e metade da língua vá p´ró galheiro. 

Ora, no meio disto, diz que vamos ver se conseguimos corrigir alguma coisa com os exercícios, mas que talvez seja aconselhável procurar um dentista para colocar um aparelho, sendo que, à partida, não seria fixo, mas "dos mais recentes" que utilizaria apenas para comer, dormir ou em determinadas situações do dia, dependendo da avaliação.

A minha primeira reacção foi: "está tudo muito bem, mas como raio é que se enfia um aparelho na boca de uma criança com 6 anos?!? Nunca vi...".

E agora é esta a minha vida. Por isso, se alguém tem alguma coisa de interessante para dizer sobre o tema, é falar agora ou calar-se para sempre, que depois de eu tomar uma decisão não vale a pena virem para aqui com conversas de: "ai se fosse comigo, eu mandava-a montar-se num porco e mai não sei o quê...", estamos entendidos?

17 comentários:

  1. A minha mais velha usou para dormir e a mais nova está a usar agora. Ambas começaram aos 5 anos. Aparelho fixo na boca é um exterior só para dormir. Tudo muito Pacífico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida anónima, obrigada pelo testemunho! Beijinhos

      Eliminar
  2. Não desvalorizando a classe sou obrigada e por experiência própria a concordar com a pediatra em relação á terapia da fala. Consulte um bom Ortodontista (há uma excelente na zona de Santarém) e analise as opções.

    ResponderEliminar
  3. o meu mais velho cortou o freio com menos de dois anos, mas tinha-o mesmo muito curto.... foi uma cirurgia de ambulatório muito rápida (no hospital da Arrábida) e não teve dores nenhumas. Recomendo muito o médico, cirurgião pediátrico, que é apologista de cirurgias o menos evasivas possível. (se quiser saber mais informação, o blog dele é este: http://www.eosfilhosdosoutros.com/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço perfeitamente o cirurgião! Obrigada por partilhar o testemunho! Beijinhos

      Eliminar
  4. A mais velha atrasou na fala, aos 3 anos foi seguida com psicóloga no centro de saúde , 1 ano de consultas e o diagnóstico foi que eu a tinha privado do contacto do infantária.... enfim não sei como era nos anos anteriores aos anos 70 qd as crianças ora ficavam com a mãe ou outro familiar.


    Já na primária e com bons resultados escolares, mas no meu caso de mãe sempre a pedir apoio só aos 8 anos a inseriram na terapia da fala.

    Primeiro consulta de otorrino com testes de audição, para despiste de surdez.

    Em 3 meses a miúda passou a falar sem qualquer dificuldade.
    No caso dela por ex sabia o que era uma faca e vaca e escrevia as palavras a identificar as imagens mas a dizer era faca para tudo.... haviam outras palavras que agora já não me lembro

    Mas na escrita escrevia bem, na escola pedi tb apoio à profe ensino especial que concluiu estar tudo bem.

    Hoje tem 19 anos e tudo passou.

    Já a mais nova tem alguns problemas de maxilar e mostra uns tiques na fala que dizem ficar resolvidos com aparelho nos dentes daqueles que tem tipo um pêndulo no céu da boca.

    já pediste opinião a nível dentário ?
    Boa sorte por aí

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não, mas vai ser o próximo passo. Obrigada pela partilha! Beijinhos

      Eliminar
  5. Acrescento que a minha mais nova aos 8 anos teve um aparelho só para dormir, tem uma rodinha no meio e vai se dando voltas para alargar, só lhe fez mal, aumentou a mordida cruzada.

    Sinto que esta área tem que ser um bom profissional, um que actue na saúde e não só no estético

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Miss Caco. O meu marido é especialista em ortodontia e confirma que existem aparelhos, fixos ou removíveis, que quanto mais cedo forem aplicados, mais eficientes se tornam e que, por norma, são muito bem tolerados por crianças dessa idade (elas surpreendem sempre !). Não se preocupe. Vai correr tudo pelo melhor!

    ResponderEliminar
  7. O meu filho mais novo fez terapia na fala com a idade do seu, exatamente pelo argumento da proximidade da entrada na primária, mas no nosso caso por indicação do pediatra. Tudo certo, tinha o freio curto, cortou através de uma pequena cirurgia, fez alguns meses de terapia que ajudaram muito. O que ainda falta (muito pouco) deve-se à mordida cruzada que irá corrigir através de aparelho removivel. Só lhe digo que ele está desejando de usar. Vai correr bem com o caco Boy. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha, Cátia! Beijinhos

      Eliminar
    2. Cátia, onde fez a cirurgia do freio? Como é que decorre? E como é o pós? Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá, ainda a tempo?
    A cria mais velha - 5 anos anda na terapia da fala. Não dizia os "lhes" e os "res". A terapeuta disse que ele acabaria por corrigir por ele, mas dada a aproximação à primária e o facto de ser bilingue optamos por fazer. Está quase a terminar e com resultados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai a tempo sim, Rolo Encravado :-) Por aqui não está a ser tão fácil.. receio que tenhamos de partir para a cirurgia do freio... Beijinhos

      Eliminar

Deita cá para fora!