Este projecto já tem alguns anos, mas só agora é que o descobri, apesar de continuar muito actual.
Chama-se "365 Unpacked" e é da autoria do fotógrafo Antoine Repessé. A ideia era chamar a atenção para a quantidade de lixo reciclável que consumimos diariamente.
Durante mais de quatro anos, Antoine e os seus amigos guardaram centenas de quilos de lixo para criar este projecto que venceu o terceiro lugar no Sony Photography Awards. No total, empilhou 1.600 garrafas de leite, 4.800 rolos de papel higiénico e 800 quilos de jornais com o objectivo de alertar as nossas consciências para o desperdício, o consumismo e sobretudo para mudarmos as nossas atitudes.
O resultado foi este:
Acho que hoje em dia já estamos todos mais sensíveis ao tema, mas, ainda assim, deixo aqui algumas dicas que já ponho em prática para quem ainda está a despertar para estas andanças:
- Reaproveitar frascos de vidro para guardar sementes, frutos secos, feijão, café, etc., que facilitam a compra a granel. Sai mais barato, são giros e mais ecológicos. Por exemplo, quando vou visitar a minha sogra, ela costuma mandar-me sopa para Caco Boy dentro de um frasco estilo "Mokambo". Tem o tamanho ideal e veda muitíssimo bem, o que dá imenso jeito se consideramos que temos 300 e tal quilómetros a fazer até casa;
- Levar sacos reutilizáveis para substituir os de plástico nas compras da mercearia;
- Investir algum tempo no pinterest a cuscar ideias para fazer com objectos recicláveis. Assim tipo isto:
- Reutilizar os sacos transparentes que trazemos dos "Continentes" e afins para outras funções como, por exemplo, colocar no caixote do lixo do wc;
- Comprar roupa em segunda mão. Ainda somos um povo um bocadinho avesso a esta ideia, mas às vezes vale muito a pena.
- Cheirar a nova linha de descartáveis ecológicos do Auchan. Parece que há pratos e tigelas feitas a partir de bagaço de cana de açucar, um material biodegradável. Diz que está tudo no Jumbo e respectivo site.
- Ficar feliz quando deparas com notícias como esta.
É assustador de verdade. Lá em casa já praticamos algumas dessas ideias, a roupa em segunda mão é que não, mas usamos a nossa muito até ao desgaste e não somos esbanjadores.
ResponderEliminarQuando foi à biblioteca vou ver se encontro o livro.
Sobre a roupa em segunda mão, reconheço que a maior parte das pessoas ainda não está receptiva. A verdade é que em muitos casos não compensa, mas estando atento consegue-se encontrar peças com qualidade e bastante acessíveis. Beijinhos
EliminarAdorei a ideia da sopa no frasco da Mocambo, very trendy!
ResponderEliminarAqui tambem ja se aplicam algumas coisas tipo a reutilização dos frascos de vidro, o usar uma garrafa reutilizável para agua ,a roupa em segunda mão principalmente a do meu filho, os sacos reutilizaveis para ir as compras, o uso dos sacos plásticos do supermercado para fazer de sacos do lixo.
As fotos deste projecto estão bastante esclarecedoras! Obrigada, não conhecia. Beijinhos
#EmbracingLowerLife! Beijinhos!!
Eliminar