quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Ponham os olhos nisto.


Ando há mais de um ano a acompanhar este trabalho e, se soubesse que ia dar nisto, tinha investido todas as minhas poupanças no desenvolvimento desta ideia e ainda pedia emprestado ao banco.

Passei a minha infância em Vila Real de Trás-os-Montes, por isso, a loiça de barro preta é algo que me é bastante familiar. Lembro-me do sabor do arroz de forno, cozido numa espécie de terrina de barro escura que ainda anda lá por casa dos meus pais, e de um comerciante que montava a tenda numa rotunda à entrada da cidade e enchia o passeio com peças deste barro negro. 

Estou a falar-vos da olaria negra de Bisalhães que, em novembro de 2016, foi declarada Património Cultural Imaterial pela Unesco. 

Há uns anos - poucos - descobri o trabalho da Bisarro (junção das palavras Bisalhães e barro) e fiquei de olho naquilo. Em mais lado nenhum do país ou do mundo encontrei algo semelhante. Volta e meia lá me apareciam as peças e eu ficava sempre surpreendida com a sua beleza. 

Hoje dei com esta reportagem no Expresso e, de facto, estou absolutamente rendida a estes objectos maravilhosos e de extremo bom gosto, até porque fiquei a saber que dos poucos artesãos que conheciam os segredos deste arte, apenas quatro existem actualmente.

E os responsáveis por este projecto são estes dois meninos aqui em baixo: Renato Costa, 26 anos, designer (que assim de ladecos até faz lembrar o Wandson Lisboa) e Daniel Pera, diretor criativo da SPAL, a quem, entretanto, se juntaram os designers Daniel Bacelar Pereira e Micael Bacelar Pereira (podem bater palminhas).



Estes anjos conseguiram trazer uma tradição linda e secular até aos nossos dias, com peças de um design absolutamente perfeito, que apesar de serem produzidas num cantinho do nosso país, estão a ser muito admiradas por este mundo fora.  

Por mim, a quem esta cerâmica traz tantas memórias, juro que chego a comover-me com tanta beleza.

Esqueçam por um momento o CR7 e digam lá se isto não é um orgulho gigante para todos nós:

 



Para o caso de quererem saber onde encontrar estas jóias:

Porta 16 - Concept Store
facebook.com/porta16.store/

- Banema Studio (Porto)
www.banemastudio.pt

- A.CAL (Beja)
www.a-cal.pt

- CRIVART
http://crivart.pt/

- DOME Ethical Store
www.dome-store.pt/

1 comentário:

  1. É isto que tem que ser valorizado e promovida, dentro e fora de portas.
    Aqui está um assunto que as Cristinas, as Julias e as Fatimas da vida deviam entrevistar e dar projeção.
    Simplesmente orgulhoso.
    Paulo Afonso

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!