quarta-feira, 4 de junho de 2014

Dos projectos com graça que ficam na gaveta.

 
Esbarrei com este tema há uns meses e na altura achei-lhe muita piada. Ontem, voltei a encontrar o projecto, algures pelo meu mural do facebook.
 
Para quem desconhece, esta era uma ideia de Nathalie Kosciusko-Morizet, candidata às eleições autárquicas em Paris que, em conjunto com a dupla de arquitectos Manal Rachdi e Nicolas Laisné, avaliou a melhor forma de recuperar estações de metro fantasma da capital francesa.
 
O que podem ver em baixo, são alguns dos esboços do que seria o futuro das 11 estações, algumas fechadas desde 1940, que, caso a candidata vencesse, - facto que lamentavelmente não ocorreu - seriam transformadas em  restaurantes, auditórios, teatros, piscinas públicas e galerias. 
 
Miss Caco ficou claustrofóbica, precisamente graças a uma viagem de metro em Londres, algures no Verão quente de 2011 (um dia contarei, quando o meu psicólogo me der luz verde para falar sobre o assunto) por isso, não sei se seria menina para desfrutar calmamente destes locais, sem estar a olhar fixamente para a porta de saída, enquanto aniquilava os seres vivos que decidissem plantar-se entre mim e a dita.

De qualquer forma, aqui ficam alguns dos esboços para apreciarem:
 




4 comentários:

  1. Desconhecia este esboço de projecto, mas achei-o fabuloso.
    Eu era menina para ir.

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Gosto imenso quando dão vida a espaços mortos ou esquecidos.
    É uma pena que não tenham aproveitado a ideia.

    ResponderEliminar
  3. hum.... não sei se seria muito agradável... Há um restaurante cá no Porto que está instalado numa garagem subterrânea, é um restaurante de sushi... Por mais bonito que ele seja, e é muito bem decorado, eu não gostei de lá jantar. Não há uma janela, é muito estranho e desconfortável. E este tipo de projeto implicava muitas coisas complicadas, ventilação, segurança.... talvez fosse um investimento demasiado caro, não sei.... as ideias são lindas, têm um ar fantástico mas não sei se teria muito sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que conheço o restaurante e, se é mesmo esse, já lá estive :-). É um que fica na Avenida da Boavista, junto a um hotel? Curiosamente acho que foi antes do episódio no metro de Londres, por isso, na altura, não me pareceu assim tão mau...

      Eliminar

Deita cá para fora!