terça-feira, 13 de setembro de 2016

Ai, que estou que não posso!

 
Mães que por aqui andam e que compreendeis o fim do mundo da fase que se avizinha. Pois que tenho o coração do tamanho de uma ervilha. Mas uma ervilha daquelas que estão congeladas lá no fundo da gaveta da arca frigorífica, há mais de ano e meio, e que depois ficam todas mirradinhas que até dá dó comer, estão a ver? 
 
O infantário de Baby Caco vai fechar no fim do mês e fui apanhada de surpresa, de maneiras que já ando à procura de alternativas. Esta parte quer-me parecer que está quase resolvida. Agora a minha grande ansiedade é saber como é que Baby Caco vai reagir à mudança.
 
Ontem abordei o tema no carro, a caminho da escola onde ainda fica até ao final deste mês, assim como quem não quer a coisa: "Amor, já estás a ficar grande, agora vais para uma escola maior, com muitos meninos, todos crescidos e vais brincar muito!". Ao que ele respondeu: "MAJ´EU QUERO A MINHA ESCOLA AJUL!!". Nem tive coragem de continuar a conversa e deixei cair.   
 
A minha estratégia passa por levá-lo à nova escola uns dias antes e fazer daquilo uma aventura muito animada, com direito a gomas, chupa-chupas, Kinders e sei lá mais o quê, para garantir que é uma boa experiência e depois começar por deixá-lo só uma manhã e ir aumentando o tempo, à medida que os dias passam.
 
Agora, mães que por aqui andais, que mudasteis as vossas criaturas de escola aos 3 anos, têm algo de importante para me dizer? Dicas úteis? Correu bem? Foi um inferno? Sobreviveram? Ainda estão a fazer terapia de grupo para ultrapassar o trauma? Não querem nem ouvir falar no assunto? Contrataram uma professora particular só para não os deixar passar por esta agonia? 
 
Contem-me tudo, vá. Preciso sentir que não estou sozinha neste inferno.

14 comentários:

  1. Sinceramente acho que estás a dar muita importância ao assunto. Os meus tiveram que mudar (entre creche e infantário) pelo menos três vezes, uma das quais pelas mesmas razões. As mudanças ocorreram dentro da normalidade sem qualquer birra, choro, etc. O facto de começares a deixar o Baby Caco a tempo parcial, logo desde o início, só vai piorar a situação. Convém que ele encare a mudança como algo natural, por isso também não sou apologista de fazer disso uma festa e entupi-lo com guloseimas para compensar. Se continuares a agir dessa forma sempre que surja qualquer contrariedade, ele nunca vai aceitar a frustração ou um simples não. Tenta dizer as coisas como elas são realmente, isto é, que a escola vai fechar e que ele terá de ir para outra onde irá fazer noivos amiguinhos e quiçá encontrar alguns da escola atual. Se os pais explicarem o porquê das coisas acontecerem ou a razão de um simples não é provável que eles aceitem mais facilmente, mas esta é a humilde opinião de quem tem já dois filhos crescidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sinceridade da opinião! Acho que tens razão ;-)
      Volta sempre!

      Eliminar
  2. Do meu ponto de vista, que vale o que vale, quanto mais descontraída for a coisa, mais fácil será. Sem drama (principalmente da mãe). Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Bailarina! Depois conto como correu ;-)

      Eliminar
    2. Miss Caco, a minha experiencia (e vão 2) diz-me que cada miudo reage à sua maneira... uns choramingam outros nem por isso... Ah!tambem hà os que berram. Seja qual for o genero, todos sobrevivem.
      Festa e guloseimas?!?! Aposto em entusiasmar com a mudança, se essa for a fórmula, tudo bem!
      Meio tempo e aumento de tempo progressivo? Do que sei (li umas cenas e tal), totalmente contraproducente! Serve para arrastar o período de adaptação e mante-lo por mais tempo desintegrado do grupo (quando entrar em Outubro, os outros garotos já estão a full power!). Opiniões! Valem o que valem! Have Fun!

      Eliminar
    3. Obrigada, Sandra!! Já registei! Beijinhos ;-)

      Eliminar
  3. Olá, a minha filha vai ficar na mesma escola (gerida por freiras, o que é insólito na minha vida) até ao 6º ano, se a carteira dos pais permitirem (também não tinha lugar em mais nenhuma) mas, se tiver que mudar e quando tiver que o fazer, vou tentar falar com ela com muita antecedência e dar "à situação" um trejeito de aventura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Purpurina! Temos mesmo de os entusiasmar com a mudança! Beijinhos

      Eliminar
  4. Caco, a minha criatura quando chegou à primeira classe já tinha mudado de escola 5 vezes. Claro que não é o ideal, nem recomendo a ninguém, mas aprendi que a capacidade de adaptação deles é muito maior que nossa. Concordo com a solução penso-rápido - arranca de uma vez só e depressa, custa menos e ele vai esquecer depressa. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que bom ouvir disto! Já estou praticamente convencida de que vai correr melhor do que estou a prever ;-). Obrigada, anaquetinapitabódini! Beijinhos

      Eliminar
  5. não sou mãe, mas cá vai a minha deixa: relax! o meu filho mudou de escola 4 vezes, de casa 4 vezes, de carro 2 vezes, de cama 3 vezes, de escova de dentes 3 vezes, de skate 2 vezes, de corte de cabelo 3 vezes, de piscina/natação 2 vezes. E ainda tem 5 anos. Change is part of life! só lhe faz bem. a única coisa que não deve mudar é o amor, a amizade e o respeito dos pais por ele. o resto pode mudar tudo, que havendo isso eles safam-se bem em qualquer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha, Pés! Eu sei disso tudo e reconheço que faz todo o sentido, mas custa taaaaaaannnnntttoooooo!!!!!!

      Eliminar
  6. A de 6 ia para a primária... as de três iam para o Jardim de Infancia... vai tudo para o mesmo sitio para eu não andar de um lado para o outro a apanhar e deixar e afins..
    primeiros dias? ficaram a chorar... e eu... comprei mimos para premiar a coragem por estarem numa escola nova a conhecer amigos novos (não queremos mais amigos, gostamos dos outros amigos... etc) e ser amiguinhas das novas professoras (não quero esta Calolina... a ôta é mais fofinha...etc...), a mais velha começou logo a gostar... e as gémeas ao fim do 4º dia ficaram bem ...
    eu... eu ainda estou o dia todo a pensar se confio ou nao naquela gente toda que nao as conhece desde bebes...
    Veijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha, Teresa! Por aqui, o pior parece que já passou... Uma semana inteirinha a chorar, mas ontem já ficou bem e parece-me que daqui em diante a prova já está superada! Beijinhos

      Eliminar

Deita cá para fora!