quarta-feira, 28 de maio de 2014

A estrela pop do momento.


A capa da Time Out de Nova Iorque deste mês é dedicada a Stromae. Para quem ainda não ouviu falar, Stromae (pronuncia-se strómai) é o nome artístico do cantor e compositor belga Paul Van Haver que anda a bombar há já algum tempo no mundo do hip hop e da música eletrónica.

O tema que o catapultou para a fama foi "Alors On Danse", que permaneceu em primeiro lugar durante várias semanas pela Europa fora, foi produzido por Kanye West e teve mais de 60 milhões de visualizações no youtube. Para quem não está bem a ver qual é, pode recordar aqui, desde que não se importe que isto lhe fique a bombar na cabeça até ao Natal.

Mas, "Who the hell is Stromae?", perguntam vocês. Miss Caco, que não quer que vos falte nada, responde: Stromae é filho de pai ruandense, mãe belga e nasceu em Bruxelas há 29 anos com o nome Paul Van Haver. Surgiu como rapper "Opmaestro", mas mudou o nome artístico para Stromae. Esta alteração baseia-se no verlan (gíria praticada pelos jovens da periferia de Paris que consiste na inversão das sílabas das palavras, neste caso aplicada à palavra "Maestro").
 
O estilo é uma mistura de hip-hop e música electrónica, com pitadas afro. O álbum "Racine Carrée", lançado no ano passado, conquistou oito discos de platina na Bélgica, foi nº 1 em vários países da Europa e o mais ouvido em França, onde vendeu mais de 1 milhão e meio de cópias, sendo que uma delas foi para o ex-presidente Nicolas Sarkozy, fã assumido. Consta que o primeiro ministro belga ofereceu o CD a Barack Obama e que a Casa Branca anda a fazer altas raves com este som.
 
Miss Caco aprecia e já anda de olho no moço há algum tempo. Oiçam agora "Papaoutai" (où est ton papa?) a música que integra o álbum e que dizem ser autobiográfica. A letra baseia-se no pensamento de um miúdo perante a ausência do pai (Tout le monde sait  comment on fait des bébés mais personne sait comment on fait des papas). Stromae é filho de um arquiteto belgo-ruandês que viu poucas vezes e que estava em Ruanda na hora errada:  foi morto nos massacres étnicos em 1994.
 
"Ah, mas ele tem alguma formação musical ou anda para ali a entreter-se enquanto toca umas cenas?". Miss Caco esclarece: Stromae é formado pela Académie Musicale de Jette, em Bruxelas, onde se licenciou em História da Música e aprendeu a tocar vários instrumentos.
 
Espero que tenham apreciado este momento melómano.

Stromae, filho, se me lês, fica  a saber que aos meus olhos, és formidable!

2 comentários:

  1. Também adoro. Aqui em França está sempre nos tops e é quase impossível conseguir bilhete para um concerto dele!

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!