sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Esta coisa das reuniões.

Por estarmos no início do ano é habitual ter mais reuniões com os clientes para fazer o balanço do ano que passou e o planeamento do próximo. Esta semana foram várias, assim todas seguidas só pra desenjoar. A verdade é que foram de tal forma hilariantes que não posso deixar de vir aqui partilhar os vários estilos, de tão caricatos que são.

Ora bem, vamos então ao Estilo nº 1, designado: "ESTOU A TRABALHAR MAS O QUE QUERO MESMO É FAZER AMIGOS":

Esta é aquela reunião em que passamos hora e meia a falar de trabalho, mas depois o cliente acha que afinal o que lhe dava mesmo jeito era fazer amigos e, de repente, esquece-se do que estamos ali a fazer e começa a perguntar pelo cão, pela sogra, a contar os desaires do cunhado e do sobrinho que foi internado por causa do muco que lhe estava a subir para o cérebro. No meio disto, pergunta-nos pelo bebé,  pelo infantário, enquanto nós vemos as horas a passar e percebemos que, graças àquele desgraçado, já perdemos o último autocarro e que vamos ter de pedir rapidamente à ama para ir buscar a criatura, sob pena de não chegarmos a tempo e levar com aquele olhar de fuzilamento da educadora.

Estilo 2 - ESTILO "CUSCO":

O estilo cusco é aquele em que a conversa é toda muito séria, mas, a certa altura, o cliente não se aguenta e começa suavemente a esticar-se nas perguntas, a querer saber tudo da nossa vida, se somos casadas, se temos filhos, onde moramos, ao mesmo tempo que tenta, com muita pouca subtileza, saber a marca do nosso carro, em que zona moramos, chegando ao detalhe de perguntar se é num apartamento ou uma vivenda. É nesta altura que nos apetece perguntar se também vai querer saber qual é a posição sexual que preferimos e se usamos fio dental ou asa delta, assim só naquela de ver se o gajo se enxerga.

Estilo 3 - ESTILO "CONAS":

Esta é aquela reunião em que vem o director de marketing acompanhado das gestoras de produto e, a meio da conversa, começa a mandar-lhes indirectas e recados vários no sentido de as fazer perceber que espera mais delas e que têm de se aplicar na ligação com os parceiros ou no tempo que dispensam com a tarefa Y ou X. Tudo isto sempre a olhar nos nossos olhos, aproveitando a oportunidade para dizer tudo aquilo que não tem tomates para lhes dizer no dia-a-dia pela simples razão de ser um desquilhoado inveterado.

Por fim, o estilo 4 - ESTILO "GOSTO TANTO DE COSTURA QUE ATÉ ME ESQUECI QUE ESTÁS AÍ":

Aquela reunião em que  vem, mais uma vez, o director de marketing e o resto da trupe que trabalha no mesmo departamento e, a certa altura, entusiasmam-se e decidem começar a trocar impressões sobre a raivinha que lhes dá as gajas dos recursos humanos, a falta de carácter do director comercial ou a relação extra-profissional entre o director financeiro e a estagiária da comunicação que só não vê quem não quer e que aqueles encontros prolongados na copa, desde o Natal passado que já cheiram a esturro.Tudo isto enquanto assistimos amorfas e sem qualquer participação na conversa, numa tentativa inglória de que percebam que estão a roubar o nosso tempo e que tempo é dinheiro e que ainda por cima a puta da avença mixuruca que pagam não justifica aquela merda.
Acho que me fico por aqui, embora tenha ideia de que mais meia horinha e lembrava-me de mais meia dúzia de estilos. Todos diferentes, mas igualmente impossíveis de aturar. 

3 comentários:

  1. Sou muito despachada nas reuniões que tenho e detesto perder tempo com futilidades, mas gosto de criar laços com os meus fornecedores e clientes. Por isso estou incluida no estilo nº1 mas despachada ;)

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  2. Por mim nenhuma reunião demoraria mais que 30 minutos.Se é para ler papelada em conjunto então que mandem por e-mail.

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Deita cá para fora!