segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A lata da lontra


Esta manhã, numa das paragens de metro, entra uma miúda que não deveria ter mais de 35 anos, grávida aí de uns 3 ou 4 meses, e dirige-se a mim que nem uma flecha, com ar de quem me vai mandar uma sarda daquelas que me vão deixar a contar constelações, pelo menos, até à estação do Marquês.
 
Vai daí, estatela-se a dois palmos de mim e diz com ar imperativo: "Faça o favor". Ora, sendo segunda-feira e tendo eu dormido umas 6 horas porque estive a ver o antro arranque da "Casa dos Segredos", o meu cérebro deu-me indicações para ceder o lugar apenas um milésimo de segundo antes dela proferir a sentença. Juro que foi exactamente um nano segundo antes da besta me ordenar para levantar o pandeiro do assento onde se assolapou de imediato, com a rapidez da dança das cadeiras. 
 
Portanto, num abrir e fechar de olhos, passei do estado: "oh, vou ceder o meu lugar a esta futura mãe amorosa", para: "olha-me esta vaca que mal tem barriga e já está a aproveitar-se para gozar de tudo quanto é privilégio da condição". Aposto que às cinco semanas já levava o teste de gravidez na carteira para hastear na fila do supermercado, enquanto gritava: "Arredem-se da frente!! Estou quase a parir e a sujar isto tudo!!".
 
Quando estive grávida, nunca me passou pela cabeça pedir a alguém para ceder o lugar. A verdade é que a maioria das vezes nem precisava. Mas este tipo de comportamento eriça-me os nervos. Se aos 3 meses já anda assim, aposto que aos 5 vai andar a arrastar-se pela casa que nem uma lontra e a obrigar o desgraçado do companheiro a esfregar-lhe as costas com infusão de camomila, enquanto se encharca em crepes carregados de Nutella. Feitos e barrados por ele, claro está. Arrgghh!

4 comentários:

  1. muito bem descrito!!!
    há quem pense que andam com o rei na barriga, literalmente!!

    ResponderEliminar
  2. Só me cederam o lugar no metro 2 vezes e foram 2 homens... e eu tinha uma barriga gigantesca.

    ResponderEliminar
  3. As últimas frases fizeram-me rir :)
    Eu costumo dar o lugar por iniciativa própria, até porque quando me pedem estão a revelar uma falta enorme de respeito. Passo a explicar: nunca se sabe quem é que se tem à nossa frente. Apesar da senhora estar grávida, eu, apesar da minha tenra idade, podia ter um problema de saúde qualquer e precisar muito mais daquele lugar do que ela. Mas enfim, são as pessoas que se apanha pela frente...

    ResponderEliminar
  4. Acho que não é assim tãoooo linear... eu várias vezes senti-me indignada e estava do outro lado (a grávida)! Isto de ter tensão baixa, num autocarro com 50º não é fácil!! mesmo quando quase não se tem barriga...
    opto sempre por não usar os lugares de prioridade... só se existirem vários livres... acho mais sensato!

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!