quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Quem quer entrar em 2014 pelo Lado Alegre?

 
Quando chega a época de Natal, é inevitável que comecem as campanhas de solidariedade um pouco por todo o lado. A verdade é que também nós acabamos por ficar mais sensíveis a este tema nesta altura do ano. O Natal é tempo de família e custa saber que nesta data especial há muitas famílias destruturadas e com inúmeras carências. 
 
Vamos buscar os brinquedos que as crianças lá de casa já não usam e levamos para a festa de Natal da empresa que os oferece a uma instituição, compramos umas embalagens de arroz e de massa para os saquinhos do Banco Alimentar, damos uma esmola ao mendigo que vemos todos os dias no metro e depois lá começa o novo ano e cada um segue à sua vidinha. Me, myself and I, incluída. Shame on you, Miss Caco, shame on you...
 
Pois foi precisamente nas férias de Natal que reencontrei a Sofia. Uma amiga, daquelas que só vemos quase de ano a ano, e fiquei a saber que tinha um novo projecto. Estava entusiasmadíssima. Concretizou um sonho antigo e criou uma associação sem fins lucrativos para ajudar as famílias carenciadas da sua zona de residência.
 
Contou que tinha conseguido o apoio da junta de freguesia, óptimos cabazes de Natal com a ajuda de empresas locais, que tinha até arranjado um hipermercado que lhe doava alimentos frescos (iogurtes, frutas e legumes), mas que o único problema era é que tinha de ser ela própria a distribuí-los, pois não tem qualquer apoio financeiro que ajude a pagar a gasolina. 
 
Actualmente, através da Associação Lado Alegre, a Sofia já ajuda mais de vinte famílias carenciadas da zona de Vila Nova da Telha, na Maia. Se tu que me estás a ler, começaste 2014 a pedir para te tornares uma pessoa melhor, se vives perto desta zona e também queres ajudar, faz like na página da associação (costumam colocar no mural aquilo que necessitam com maior urgência) ou contacta a Sofia para associacaoladoalegre@gmail.com. Um simples litro de leite já conta.

3 comentários:

Deita cá para fora!