quinta-feira, 18 de julho de 2013

Post ligeiramente brejeiro


Há por aí uma data de gente indignada com a primeira página do Jornal de Notícias de ontem. Ai, porque é de extremo mau gosto, ai porque é uma falta de bom senso e educação, ai porque é péssimo jornalismo e rebéu beu pardais ao ninho.

Pois a mim, o que isto me provocou foi um largo sorriso e a sensação de que esta era realmente uma página bem esgalhada, capaz de ainda nos fazer rir perante a nossa própria desgraça.
 
Mas, afinal, com o que é que essa gente se sente incomodada? Com o facto do jornal ser rude e chocar os portugueses com esta linguagem? Duvido... quem é capaz de ver o Big Brother, aguenta isto e muito mais. Com o facto de não ser um comportamento digno para um jornal que se pretende sério e factual? Mas, as vendas não estão a cair? Pode ser que com umas referências mais brejeiras (que, a bem da verdade, estão apenas na mente de quem as lê) o povo preste mais atenção e passe a comprar mais jornais. Ou será por ofender a pobre da ministra? Mas esta gente esquece-se que ela pertence à corja que nos anda, todos os dias, a ir ao orifício que fica imediatamente ao lado do buraco que ela foi mostrar nas reuniões entre o PS/PSD/CDS?.
 
Agora, se falarmos desta revista aqui em baixo, a conversa já é outra.
 
 
 
Não me parece nada bem que uma revista como a Rolling Stone decida escarrapachar na capa o autor do ataque na maratona de Boston,  numa evidente alusão ao lendário ícone do rock, Jim Morrison. 
 
Isto sim, além de repugnante, parece-me uma verdadeira bomba, no pé.
 

4 comentários:

  1. Quanto à capa da Rolling Stone sinceramente nada me surge na cabeça sem ser a palavra ridícula. Opções editoriais chamam uns, mau gosto, sei lá...
    Quanto à capa do JN sinceramente acho que a revisão ortográfica ou gramatical já teve melhores dias, mas pessoalmente incomodou-me mais o efeito inconsciente de associar a ministra ao buraco... É preciso algum esforço para controlar a mente... Mas se fosse um ex-ministra italiana, Mara Carfagna, certamente a capa do JN teria outro encanto... É como digo... efeitos do inconsciente...

    ResponderEliminar
  2. Estou tão a leste! Desconhecia ambas. De facto, o JN está mesmo baixo nível. Não admira que seja dos diários mais lidos, ao lado do Correio da Manhã.

    ResponderEliminar
  3. Fernando Matos, de facto a associação ministra/buraco dá algum medo :-)

    Gabriela, às vezes há coisas que é preferível não ver :-)

    ResponderEliminar
  4. O que choca na capa do JN é ser sexista: se em vez de uma Maria Luís Albuquerque fosse um Luís Maria Albuquerque dificilmente o JN faria a piada brejeira na sua capa. (Aliás, se fosse um Luís Maria Albuquerque, dificilmente a imprensa escrita se referia a ele como o Luís Maria mas há vários jornais que usam apenas Maria Luís nos seus títulos, como se por ser mulher perdesse direito ao apelido na esfera pública...)

    Teresa

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!