quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Isto é de mim?

 
 
A primeira vez que li esta notícia foi num post do Bruno Nogueira. Ora, convenhamos, ler - no facebook de um humorista e assim meio na diagonal -, que uma portuguesa ganhou um prémio qualquer relacionado com ursos, por causa de um documentário com sapos e, sobretudo, ilustrada com esta imagem em cima, vinda directamente do ano de 1992, entendi-a como sendo uma piada.
 
Minutos depois, vejo a novidade espalhada por tudo quanto era sítio e percebi que, afinal, aquilo era tudo a sério. A mulher "vinda de 1992" e com ar de quem mandou abaixo uma palete de minis sem pestanejar, chama-se Leonor Teles, tem 23 anos, é de etnia cigana por parte do pai, venceu o Urso de Ouro para Melhor Curta Metragem, no 66º Festival de Berlim, atribuído a um filme  da sua autoria, sobre sapos de louça e a xenofobia que existe em Portugal contra os ciganos.
 
Fiquei naturalmente feliz com a notícia. É bom saber que somos reconhecidos e não é todos os dias que vemos o trabalho de um português valorizado lá fora, apesar de, ultimamente, isto até acontecer com alguma frequência e juro que até fiquei com vontade de ver o tal filme com batráquios.
 
Mas agora vamos lá ver com sinceridade, esta mulher não parece mesmo que chegou dos anos 90 e aterrou aqui agora? Não estão mesmo a imaginá-la a beber um Capri-Sonne ou uma 7UP, naquelas latas com aquele boneco dos cabelos em pé (o Fido Dido, não era?), com uma calças de ganga, de cinta subida e dobras em baixo, e a ouvir "Come Undone" dos Duran Duran num walkman?
 
Eu estou.  

 

8 comentários:

  1. eu estou mais incomodada com a notícia que vi ontem no jn. a venda de batráquios de porcelana disparou :(
    acho que o pessoal ficou alertado para o facto da coisa (pseudo-)funcionar! :(
    é triste.
    o filme teve o efeito contrário.

    ResponderEliminar
  2. Bem, não querendo ser mazinho, mas ainda assim sendo, parece-me mais que ela acabou de sair de uma reunião da ILGA...

    ResponderEliminar
  3. Mas parece que a coisa funciona mesmo: conheço uma modista que tinha umas clientes ciganas que lhe pregavam valentes calotes, dos quais ela não reclamava com medo de represálias. Desde que pôs o dito sapo no balcão, as clientes deixaram de aparecer.

    ResponderEliminar
  4. Sou só eu que acho que ela se parece com o Ralph Macchio do Karate Kid? :)

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!