sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Por Tutatis!!


Por estes dias, e até ao Natal, esta coisa verde aqui em cima vai estar depositada na Place Vêndome que, para quem não conhece, é aquela praça linda de morrer que está em frente ao hotel Ritz, juntamente com algumas das joalharias mais luxuosas de Paris, que a tornam num dos locais mais elegantes e requintados da cidade (foi aqui que me cruzei com o Lenny Kravitz, corria o inverno de 1999). 
 
Apesar de isto me parecer mais um peão de xadrez mal amanhado, ou um daqueles "cones" que se enfiam nas extremidades das barras que seguram os cortinados, na verdade, trata-se de uma obra de arte insuflável, chamada "Tree", com 24 metros de altura.
 
A ideia era que se parecesse com uma árvore natalícia, sem enfeites nem luzinhas, e foi ali colocada para assinalar a Feira Internacional de Arte Contemporânea, que decorre em Paris entre 23 e 26 de outubro, e a inauguração da primeira exposição de McCarthy, o artista americano responsável por esta obra prima. 
 
Segundo consta, tem dado origem a uma celeuma danada porque alguns franceses acham que se assemelha a um brinquedo sexual, devido ao seu "formato fálico". Eu cá não sei com o que é que eles brincam por lá, mas parece-me a mim, que se é com algo parecido com isto, deve haver brincadeiras a acabar mal...
 
Serve isto para dizer que muitas vezes achamos que lá fora é que é e blá, blá, blá, mas isto faz-me lembrar a euforia que se vivia em Paris por causa da expectativa em torno das decorações da passagem do milénio (quem anda por aqui há algum tempo, já sabe que Miss Caco viveu na cidade das luzes durante esse ano) e vai-se a ver, no final,  limitaram-se a cobrir as árvores da avenida dos Champs-Élysées com uma espécie de rede que mais parecia um mosquiteiro (ou um moustiquaire, que fica mais fino) e umas luzes à volta, com um laço a arrematar.
 
E foi isto. Até a igreja da minha aldeia consegue ter uma decoração mais bonita na missa do Galo.
 

2 comentários:

  1. É, sem dúvida, a árvore de Natal mais feia que já vi! Modernices...

    ResponderEliminar
  2. Ah sim é um regabofe de artigos a comparar isto a um sextoy aqui pela França...
    A Place Vendome esta por esta altura desaconselhada a visitas... Ritz entaipado, a coluna Vendome entaipada também..e agora isto...

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!