terça-feira, 15 de julho de 2014

Dos utensílios que servem para encher gavetas.


Lá em casa só Miss Caco é que cozinha. Não morro de amores pela tarefa, mas o que me chateia mais é o momento em que tenho de cortar cebolas ou alhos. No primeiro caso é porque choro sempre que nem uma desalmada, no segundo, é porque não gosto do cheiro que fica nas mãos. Já experimentei cebola cortada congelada, mas não fiquei satisfeita com o sabor.
 
Vai daí que é muito comum que marido Caco chegue a casa e dê comigo na versão mais sexy, tal como aconselham os livros "25 passos para manter acesa a chama no matrimónio", isto é, de volta do fogão, com uma mola a segurar o cabelo, a chorar que nem uma Madalena e de olhos esborratados, numa libidinosa mistura de rímel e lágrimas.
 
Aqui há uns tempos comprei no IKEA a geringonça que vêem em cima e o que se se seguiu foi basicamente isto: tentei retirar os "gomos" do alho e enfiá-los dentro da maquineta, tocando-lhes o mínimo possível, apertei até ver o alho sair pelos furinhos e depois tentei tirar a casca que ficou presa lá dentro. E é aqui que começa o suplício. O raio da casca fica de tal forma esmagada que não sai com facilidade. Enfiei uma faca e o resultado foi nulo. Acabei por esquecer o problema do cheiro nas mãos e tentei tirar com os dedos, sem grande sucesso. Até que me fartei daquilo e meti-o na máquina de lavar. Quando fui lá buscá-lo, surprise, surprise, o raio da casca continuava impávida e serena no fundo da traquitana.
 
Resumindo, continuo a chorar enquanto corto a cebola e a ficar com os dedos a cheirar a alho. Se alguém tiver uma solução milagrosa para esta maleita, é favor partilhar. E já agora, se há bolsas de investigação para tudo, não há nenhuma fundação que procure investir na descoberta de uma cebola que não faça chorar ou num alho que não deixe cheiro?

Não é por nada, mas aposto que o índice de divórcios descia consideravelmente...     

10 comentários:

  1. Quando usares o esmaga alhos dá um apertão ligeiro, o suficiente para "partir" a casca e tiras logo depois é só esmagar o alho e voilá.
    Qt ás cebolas eu costumo picar no 1 2 3 para refogados, para temperar saladas molho a lâmina da faca antes de cortar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo conselho :-). Vou experimentar!

      Eliminar
  2. Cá em casa sofremos também desse male. E não encontramos nenhum utensílio que resolva o problema. Para cortar o alho e evitar que o cheiro fique nas mãos, dizem que raspar uma faca nas mãos (com cuidado) evita que o cheiro fique tão forte.

    ResponderEliminar
  3. Há uns sabonetes de metal que dizem que tira o cheiro das mãos. Há dias experimentei passar os dedos pelo lado de uma faca (cuidado com a lâmina), debaixo de água corrente, e acho que também melhorou.

    ResponderEliminar
  4. Há um descascador de alhos que se parece com um canelone de borracha. Quando estiver no computador procuro uma imagem e venho deixar aqui nos comentários. Eu uso isso para os descascar e não ocupa espaço nenhum na gaveta porque se amassa e fica pequeno.
    já o meu picador de alhos saiu-me uma bela porcaria. Fiquei com uma das partes na mão depois de apertar.
    Quanto à cebola, ajuda se passares a cebola por água depois de a descascar mas antes de começar a cortar, se bem que, quando é uma daquelas mesmo ácidas que faz chorar quem está na sala, também lhe dou alguns mergulhos rápidos mesmo depois de já ter começado a cortar.
    Para retirar cheiros das mãos, nada como lavar as mãos com a parte metalica da faca. Só a água e a faca mas é preciso muito cuidado para não acabarmos a chorar por outros motivos. ;)

    ResponderEliminar
  5. Ah... E tem dias, quando uso limão na comida, lavo as mãos com o limão Oi o que sobra dele porque se consegue eliminar a maioriados cheiros. ;)

    ResponderEliminar
  6. Aqui está o descascador que falava:
    http://img.alibaba.com/img/pb/078/937/362/362937078_142.jpg

    ResponderEliminar
  7. Olá Caco,
    eu faço o seguinte: depois de cortar os alhos, abro a torneira coloco a faca debaixo da água, na vertical ficando o cabo junto à torneira e esfrego os dedos com a água que escorre da lâmina, primeiro uma mão e de seguida a outra e costuma resultar, usando essas maquinetas acho que o cheiro do alho ainda é mais intenso, eu tenho o hábito de retirar os restos com um palito.

    ResponderEliminar
  8. Com a cebola se ela for daquelas que usam nas "novelas" corto com a torneira a correr um fio de água.

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!