segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Miss Caco foi ao cinema.


Eu sei. O título deste post não tem interesse nenhum. "Ok, foste ao cinema... e daí?", perguntam vocês. Daí que, apesar de parecer uma actividade comum para a maioria dos mortais, experimentem ter um filho com a família a 300 km e depois falamos.
 
Mas passemos à frente. Fui ver o "3 Coeurs", um melodrama francês com Catherine Deneuve, Charlotte Gainsbourg e Chiara Mastroianni (curiosamente faz de filha de Catherine, sendo que na vida real são mãe e filha de verdade. O pai é, como o nome indica, o ator italiano Marcello Mastroianni).
 
Gostei. Gostei da ideia de estar no cinema descansada da vida, sabendo que Baby Caco estava bem entregue, mas gostei ainda mais do filme. É sobre os acasos da vida. Sobre aqueles pequenos momentos que nos acontecem, mas que têm a capacidade de conduzir o rumo das nossas vidas em aspectos determinantes.
 
Gosto deste tipo de filmes em que podemos analisar a forma como o ser humano reage perante situações limite. Neste caso em concreto, em contextos que envolvem sentimentos como a paixão e o amor entre irmãos. Gosto de ser convencida pelas interpretações e de imaginar o que faria naquela situação. Na verdade, o encanto do cinema também é isto. Permite-nos sair das nossas vidas e viajar por outras.
 
O filme é um pouco lento, mas não deixa de ser menos absorvente por isso. Dá-nos tempo para reflectir, para observar os detalhes. Tendo vivido em Paris, para mim foi uma oportunidade de regresso ao ambiente da cidade, aos cafés, às ruas, ao maravilhoso e esmagador Jardin des Tuileries que é um ponto fulcral nesta história.
 
Mistura dúvidas morais com ligações românticas, num triângulo amoroso capaz de levar qualquer um à loucura. O fim não é feliz, mas também, convenhamos, quantas são as histórias de amor ou paixão que terminam bem? 
 
E depois tem a cereja em cima do bolo: a Charlotte Gainsbourg (filha dos ícones Serge Gainsbourg e Jane Birkin, que protagonizou "Ninfomaníaca") e que do alto dos seus 43 anos, me parece que, não sendo uma mulher bonita, tem um estilo rebelde e aparentemente despreocupado que adoro.  
 
Vejam lá se não tenho razão:

 
 






 
Na apresentação do filme no Festival de Veneza:
 
 
 
 
Charlotte e os pais, Serge Gainsbourg e Jane Birkin, 1970.
 
 

2 comentários:

  1. A Charlotte é a minha Jane Eyre favorita. Não é bonita mas tem muita pinta.

    ResponderEliminar
  2. Fui na segunda-feira passada (loucura, loucura para quem é mãe! :P) ao cinema e vi o Birdman! Grande filme, grande interpretação!
    A Charlotte tem grande pintarola.

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!