quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Deve ser brutal.


Devem estar a par do fim do mundo que se passa na ilha do Fogo, em Cabo Verde, a propósito da erupção de um vulcão desde o dia 23 de novembro, que já destruiu duas localidades de Chã das Caldeiras e obrigou ao realojamento de centenas de moradores.
 
Miss Caco felizmente nunca viu um vulcão em erupção. Provavelmente, se tivesse visto, também não estaria aqui para contar, mas teve uma experiência relacionada com este assunto.
 
Há uns anos, Miss Caco decidiu ir à Costa Rica. "Ah e tal que é brutal ver as tartarugas Gigantes  na Playa Grande e fazer aquelas excursões noturnas para ver os animais a desovarem e a voltarem ao mar em fila indiana, como se vê no National Geographic". É. É brutal de facto. Uma experiência inesquecível.
 
"Ah e tal que deve ser brutal ir até ao Arenal, aquele vulcão com 1670 metros que entrou em erupção depois de 400 anos de inatividade".
 
Para quem não sabe, a Costa Rica fica numa das zonas mais vulcânicas do mundo, onde existem sete vulcões ativos e mais de uma centena inativos. Há 6500 pequenos tremores de terra por ano. " Xiii! Brutal! Bora escolher um hotel que fique mesmo na base. Deve ser espectacular!".

E escolhemos. No dia que chegámos chovia a cântaros. Lamaçal por todo o lado. Um nevoeiro que não deixava ver um palmo à frente do nariz. Depois de  nos perdermos várias vezes, lá demos com o hotel. Mal se via o caminho, muito menos as placas. Uma humidade que só visto ("ai, a humidade, o problema no fundo, é sempre da humidade").   
 
Vegetação exuberante. Em algumas áreas o acesso é restrito e há placas a avisar "não prossiga". É perigoso à séria. Há gente que perdeu a vida por ali. Dizem.
 
Chegámos era quase noite. Não se via um chavelho. Podíamos estar ali ou em Freixo de Espada à Cinta que vulcões nem vê-los. No dia seguinte, fomos tomar o pequeno almoço. O restaurante era ao ar livre. Estava quente, muito quente. A mesma humidade e um nevoeiro que não deixava ver um palmo. Bonito. Andámos estes quilómetros todos, tanta hora de avião, tanta aventura pelo meio, aluguer de carros, pneus furados, estradas cortadas por árvores arrancadas pelas chuvas, e outras cenas que tal e agora chegamos aqui ao raio do vulcão e nicles, nem um centímetro se vê para contar como foi.
 
Acabamos por nos demorar no pequeno-almoço. "Olha, aproveitamos e vamos lendo os guias a ver o que se faz por aqui, que isto dos vulcões está-se mesmo a ver que nos vai sair furado". Miss Caco, ficou naquilo. Cabeça baixa a olhar para as sugestões turísticas e a tirar notas. A sublinhar. A escrever merdas para destacar o que era obrigatório fazer.  Passou algum tempo. Não sei quanto. O que sei é que, de repente, levanto a cabeça e ia ficando sem queixos. 
 
O nevoeiro entretanto levantou e à minha frente estava um puto de um vulcão que por mais que tente explicar a dimensão do bicho não tenho palavras para descrever. Arrebatador. Era como se estivesse há dois dias em frente ao lago Ness, adormecesse por segundos, e acordasse com o nariz do monstro em cima de mim. Só tive tempo de dizer: "Olha para trás, não vais acreditar no que estou a ver."
 
Brutal.
 
Até aqui tudo lindo. Mas só até ao momento em que vimos a exposição fotográfica da última erupção escarrapachada no lobby do hotel. Nessa altura comecei a pensar: "Hummm... se calhar isto não foi bem visto... Uma coisa é vir aqui, estilo toca e foge, tirar uma foto e zás, vazar outra vez. Outra coisa é dormir ao lado desta criatura. E agora? Quem ferra o galho com um monstro destes ao lado?".
 
Miss Caco passou a noite atenta aos ruídos. Não pregou olho. Acho que até ouvia as asas dos colibris. É que Miss Caco é aventureira, mas no fundo, no fundo, é cagarolas. Não tem tomates. E no que toca às forças da mãe natureza, muito menos. "Ah e tal que giro que é dormir ao lado de um vulcão!".
 
Não, minha gente. Não é. 
 

8 comentários:

  1. Oh nem de proposito, faz uma semana que vim do Costa Rica e confirmo, dormir num hotel com vista para o vulcao Arenal é brutal e assustador ao mesmo tempo!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Esta era (vá, ainda é) uma das minhas viagens de sonho. Antes das crianças nascerem, coleccionávamos vulcões, e este estava na lista. Se também lá tivesse ido e se também tivesse o dom de saber contar uma história ( duas premissas que manifestamente me faltam) também poderia ter escrito este relato. É que também sou aventureira mas muito cobardolas. Ainda assim fiquei com vontade que os miúdos de repente pudesse votar, para eu finalmente acrescentar este à lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá, vá, arranje um tempinho na agenda que não se arrepende! :-)

      Eliminar
  3. Mas é brutal na mesma!
    Também sou cagarolas, mas um dia que vá à Costa Rica (que é um dos destinos a ir nos próximos tempos), também vou querer dormir ao lado do bicho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cap Réus, brutal é teres vindo cá comentar!
      OH PRA MIM A RESPONDER!!! VÊS COMO RESPONDO?!? VÊS??!!?? :-)

      Eliminar
  4. AHAHAHAH!
    Ando de olho em ti, pá! Se não respondes aos próximos, vais ver!

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!