segunda-feira, 24 de junho de 2013

Viajar no tempo


Em criança, lembro-me que adorava passar horas a fio a ver álbuns de fotografias, a imaginar aqueles momentos e a criar histórias à volta daquelas pessoas. Não tenho memória de os ver acompanhada ao som do relato de alguém. Eram momentos que passava sozinha e em que viajava por aquelas histórias que também eram minhas. Talvez por isto, sou uma apaixonada por fotografia, coisa que enerva o meu homem para quem tudo o que seja mais do que uma foto por acontecimento, é exagero.

Lembro-me de uma vez ter ido aos Açores, ainda no tempo em que as máquinas não eram digitais, e ter tirado mil e uma fotos aos golfinhos. No final, eram todas iguais e por isso metade foi para o lixo, mas desconfio que não houve um golfinho que não tivesse sorrido para mim.

Isto para dizer que, antes de terminar a licença de maternidade, fiz uma selecção das fotos que tirei desde o nascimento do baby R. até aos 4 meses para construir o seu primeiro álbum. Fui buscá-las este fim de semana e ao chegar a casa, o R. pergunta: "Mas para que foste revelar as fotos se as podes ter todas no computador?". Ora, eu ainda tentei explicar, mas rapidamente perdi a vontade. Sim, estamos no mundo do digital, mas, para mim, não há nada como perder-me nas páginas de um álbum em papel. Faço-o agora para mim e para o Baby R. porque acredito que também ele vai gostar de viajar pelo seu passado. É também uma forma de lhe mostrar como é importante para nós preservar estes momentos únicos. 

Além disso, não há programa melhor para uma tarde de Inverno do que sentar-me com ele ao colo e falar-lhe da euforia do dia em que ele nasceu, do medo que ele tinha de tomar banho ou da primeira vez que lhe mudei a fralda. Ou há? 

2 comentários:

  1. Acho que as pessoa que nasceram antes da era digital são as que ainda gostam do toque e do cheiro do papel. Gostam de sentir as fotos e de passar os dedos por elas. Também sou assim, ainda gosto de agendas e cadernos. Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  2. fiz o mesmo com a minha I. e não me arrependo! ;) de vez em quando vou recordar... e é tão bom!!!
    P.S.

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!