terça-feira, 21 de julho de 2015

As gajas do norte também comem.


A primeira vez que comi caracóis achei um autêntico nojo. Não percebi a graçola daquilo, na textura da coisa, no cheiro, naquele ritual de enfiar um palito e sacar o desgraçado do bicho minúsculo de lá de dentro, sem dó nem piedade, e nem sequer vi qualquer interesse no sabor.
 
Há umas semanas, no regresso da praia, parámos num tasco chamado O Dias dos Caracóis. Não me perguntem onde fica. Só sei que é uma coisa de esquina, situada numa rotunda à saída da costa e tem uma esplanada com cadeiras vermelhas de plástico, patrocinadas pela Sagres.
 
Já lá fui duas vezes e aquilo está sempre a abarrotar. Foi lá que percebi duas coisas: que, afinal, até gosto de caracóis e que caracóis acompanhados de pão torrado, carregadinho de manteiga, são das melhores combinações que já provei na vida. Quer dizer, das melhores, se calhar é exagero, mas quem vem de uma praia, ao fim da tarde e sem levar farnel nem comer bolas de berlim, está normalmente esganado com a fome. Portanto, tudo o que come sabe sempre a uma grande iguaria. Se calhar foi esse o caso, mas que achei o raio dos caracóis divinais, lá isso achei.
 
Posto isto, e apesar de já ser um pouco tarde para questionar, há só uma dúvida que se coloca:
 
Aquela coisa nojenta, molengona, em tom mais escuro, que está agarrada à "cauda" das criaturas também se come?

7 comentários:

  1. Resposta certa... Pois, não existe: há quem coma tudo (eu!), há quem ache um nojo comer o cocó (senhora minha sogra), há quem passe as cascas porque não se gosta mas também não se desperdiça (senhor meu marido). Experimente e depois veja se gosta :)
    (http://conta-fios.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  2. eu cá como tudo...excepto a casca!! Ai a fome que me deste de uns belos caracóis com torradas!!!

    ResponderEliminar
  3. tudo... é agarrar no caracol e só deixar a casca... e sem pensar muito...

    ResponderEliminar
  4. O Dias dos Caracóis é na Charneca da Caparica.

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro, mas só como o corpo, a tripa fica!

    ResponderEliminar
  6. Nem que fossem a última coca-cola do deserto... Com tanto franguinho bom e bifana suculenta, para quê optar por algo que deixa um rasto viscoso?

    ResponderEliminar
  7. Nesta boquinha não entra nada disso... :)

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!